AS CIÊNCIAS FORENSES

“As Ciências Forenses atuam no processo de geração e/ou transferência de conhecimento científico e tecnológico em cada um dos ramos das ciências naturais, com a finalidade de aplicação na análise de vestígios, visando responder questões científicas de interesse na Justiça. Qualquer ciência empregada para responder a questionamentos jurídicos ou passível de utilização para fins legais está inserida como um ramo das Ciências Forenses. É assim importante frisar que as Ciências Forenses são um grupo de diversas áreas que convergem em um mesmo fim. Não é uma ciência única e visa, em última instância, atender as demandas judiciais. Não se pode falar em uma estrutura ou método específico para as Ciências Forenses, visto que cada campo do conhecimento tem seus próprios métodos. ”

O texto acima, retirado do livro Ciências Forenses – uma introdução às principais áreas da Criminalística Moderna, demonstra como as Ciências Forenses são multidisciplinares, englobam diversos conhecimentos técnicos e científi­cos, e quando aplicados de forma conjunta e integrada são usados para elucidar e também prevenir crimes, bem como embasar investigações legais.

Em âmbito nacional, a Academia Brasileira de Ciências Forenses (ABCF) apresenta o seu grande vértice de fomento à pesquisa, boas práticas e geração de tecnologia.

Fonte:

VELHO, J.A., GEISER, G.C., & ESPINDULA, A. Ciências Forenses – uma introdução às principais áreas da Criminalística Moderna. 3ª Edição. Millennium Editora, 2017.

Academia Brasileira de Ciências Forenses

Para tornar-se membro da ABCF, dúvidas ou informações, entre em contato conosco:

Telefone: (61) 99258-8145

E-mail: presidente@cienciasforenses.org.br